Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Contrato público ou contrato particular, eis a questão.

há 12 anos

Alguns negócios podem ser fechados conforme a concordância das partes; até mesmo a palavra está em jogo como se fazia antigamente, mas que seja uma decisão consciente porque os riscos de não dar certo são grandes. Mas em alguns casos, mesmo que alguns queiram agir dessa forma é impossível. Nas transações imobiliárias, por exemplo, a lei civil nacional determina a escritura pública para garantir a validade dos negócios jurídicos visando à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis.

No entanto há exceção. É possível a utilização do instrumento particular nos negócios imobiliários quando o valor do bem for de até 30 vezes maior do que o salário mínimo vigente no país, nos termos do artigo 108 do Código Civil.

Ademais, existem outras exceções à regra da utilização do instrumento público: os compromissos de compra e venda, a alienação fiduciária sobre bem imóvel, os financiamentos realizados no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a transferência de um imóvel para a integralização do capital social de uma empresa, etc.

Há outras peculiaridades na escolha dos contratos. Antes de esclarecer exatamente onde se aplica o instrumento particular e o público de um imóvel é melhor compreender a diferença entre os dois. O documento público é lavrado pelo Tabelião de Notas, bacharel em direito, aprovado em concurso público de provas e títulos e que exerce uma função pública.

Já o documento particular é feito por qualquer pessoa capaz sem qualquer intervenção do Poder Público, assinados pelas partes e ao menos duas testemunhas com todas as firmas reconhecidas. Não há necessidade de reconhecimento de firma no caso de instrumentos particulares ligados ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Veja mais informações sobre as especificações desses documentos:

Quando é utilizado o contrato público? Onde se aplica?
A regra é que o instrumento públicoseja utilizado em caso de negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis, salvo se o valor do negócio for abaixo de 30 salários mínimos.

Quanto é utilizado o contrato particular? Onde se aplica?
O instrumento particular pode ser utilizado, independentemente do seu valor, sempre que a Lei expressamente permitir, bem como nos negócios referidos na pergunta acima e que sejam abaixo de 30 salários mínimos.

Existe muita diferença entre os dois?
O instrumento público é realizado por um profissional do direito que exerce uma função pública, ao passo que o instrumento particular pode ser realizado por qualquer pessoa.

A vantagem do instrumento público está na orientação realizada pelo notário/Tabelião de forma imparcial; esclarecimento do conteúdo dos contratos, prevenindo erros; o ato por ele praticado possui presunção relativa de veracidade, ou seja, garante-se a segurança jurídica do negócio realizado.

Um contrato dá mais garantia do que o outro?
Em tese não, porém, quando realizado por instrumento públicoa chance de ocorrência de um erro, uma anulabilidade ou nulidade, é muito menor, prevenindo-se litígios.

Renata Hernandes, jornalista do Portal Imobiliário VivaReal, e consultoria de Leonardo Poles da Costa, bacharel em direito e Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Ilha Solteria/SP

  • Publicações7
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33052
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-publico-ou-contrato-particular-eis-a-questao/100047661

Informações relacionadas

Artigoshá 9 anos

Cédulas e Notas de Créditos

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

Contratos: conheça 10 classificações

Lucas Marinho, Advogado
Artigoshá 7 anos

Cheque, Duplicatas e Notas Promissórias

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que se entende por operações de crédito no Direito Financeiro? - Andrea Russar

Juris Aprendiz, Estudante
Artigoshá 7 anos

Fato e Ato (jurídico e natural)

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não é errado afirmar que um contrato particular qualquer pessoa pode elaborar vez que os contraentes assumem obrigações e responsabilidades e a não orientação jurídica pode acarretar graves consequências, qual a capacidade do leigo para elaborar um contrato? continuar lendo

A capacidade para a prática dos atos da vida civil estão disciplinadas nos artigos terceiro e quarto do código civil. A formação em direito não é sine qua non, para redigir um contrato particular. continuar lendo

Está absolutamente claro. Ambos os contratos (Escritura Pública ou Particular) redigidos de acordo com os preceitos legais e anexos indispensáveis e depois de Registrados no RGI da Comarca onde se localiza o imóvel, dão plena segurança ao Comprador.
Existem alguns Oficiais de Registro de Imóveis, que não aceitam o Contrato Particular quando ele vem denominado de "ESCRITURA PARTICULAR DE COMPRA E VENDA E IMÓVEL", alegam que o título de "ESCRITURA" só pode ser dado quando esta for PÚBLICA. Fica esta dúvida. continuar lendo

Eu poderia mudar meu contrato de instrumento público pelo particular ? Essa mudança é válida? continuar lendo

Olá, senhores do JusBrasil. Gosto da leitura de seus textos, pois me agrada muito. Sou aposentado e, como tenho pouco rendimento, necessitando complementar este, então faço alguns serviços pequenos de contratos de Promessa de Compra e Venda (contrato de gaveta) para pessoas de baixa renda aqui no loteamento, e também Escrituras por Instrumento Particular, de valor venal de até 30 salário mínimo, conforme Lei. E, onde moro é uma cidade pequena de 19 mil habitantes, - Itororó, BA. Obrigado. Um abraço. João Tavares Filho. continuar lendo